O Tecido Matelassê é amplamente utilizado na moda e decoração. Ele consiste em um acabamento que confere às peças um ar tradicional e elegante.
Por suas características, essa técnica é muito utilizada em bolsas de grife, como das marcas Coco Chanel e Saint Laurent. Para peças do vestuário e itens de decoração, o trunfo do Matelassê é oferecer um tecido quente e confortável. Abaixo, leia mais sobre esse acabamento e suas diversificadas aplicações.
O que é o Matelassê?
O termo Matelassê vem do francês, e significa acolchoado. A técnica consiste em sobrepor dois tecidos com um enchimento entre eles.
O acabamento é feito por meio da costura aparente, que pode ser em diferentes formatos e tamanhos. Os traçados mais comuns são losangos, quadrados, círculos e arabescos. O resultado é um efeito acolchoado.
O Matelassê pode ser feito em diferentes tecidos e gramaturas, resultando em um volume maior ou menor do acolchoado.
Aplicações do tecido Matelassê
O Matelassê é muito utilizado para a confecção de edredons, colchas e cobertores. As peças com esse acabamento ficam quentinhas e confortáveis.
A decoração de interiores também tem um grande aliado no Matelassê para revestimento de estofados e almofadas. Ele traz ao ambiente um ar clássico e elegante.
O Matelassê é muito procurado para a produção de jaquetas femininas e masculinas, calçados e acessórios. As peças de vestuário feitas a partir dessa técnica são ideais para os meses mais frios do ano, pois esquentam e dão um tom requintado ao look.
Ampla variedade
A Matel Tecidos começou sua atuação no mercado têxtil justamente com o Matelassê. A técnica foi refinada cada vez mais ao longo dos anos, e a empresa entrega à indústria uma ampla variedade de tecidos Matelassê. Entre em contato e conheça as opções da Matel Tecidos.